O Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto participou hoje(15) da solenidade de abertura do Curso de Especialização em Preceptores no SUS, que aconteceu no auditório do Hospital Universitário da UFPI. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde(SUS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Sírio Libanês.

O objetivo do curso é contribuir com a formação pedagógica  de preceptores do ensino em saúde. O público alvo são preceptores do ensino em saúde das instituições públicas municipais, estaduais e federais de Teresina.  Ao reorientar a modelagem da atenção à saúde para sistemas integrados, a articulação da promoção, preservação e recuperação da saúde, a valorização é na saúde das pessoas e não na produção de atendimentos.

A formação de profissionais de saúde nos cenários do SUS coloca essas diferentes modelagens e suas fundamentações em reflexão. A vivência em sistemas integrados proporciona para estudantes e profissionais a identificação de necessidades de saúde das pessoas e cidades.

De acordo com o Secretário Florentino Neto, com a ampliação de especialidades a UFPI está ajudando a aumentar o atendimento de alta complexidade nos hospitais regionais.

Por Eli Lopes