Sesapi da continuidade a implantação da Rede de Urgência e Emergência no Piauí Dr. Telmo Mesquita na Reunião em São Raimundo

No início da manhã da última terça-feira(14) o Dr. Telmo Mesquita, Superintendente de Média e Alta complexidade e Coordenador da Rede de Urgência e Emergência do Estado participou de uma reunião realizada em São Raimundo Nonato, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Durante a reunião foram apresentadas demandas para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) visando melhorias na saúde dos municípios que fazem parte da Macrorregião do Semiárido, foi discutida ainda a continuidade da implantação da Rede de Urgência e Emergência do estado na área.

Além de demandas por melhorias estruturais, mais insumos para o pleno funcionamento dos hospitais da região e mais profissionais, também foi tratada sobre a instalação de forma efetiva da Rede de Urgência e Emergência (RUE) na região. A rede foi uma proposta apresentada inicialmente em 2016 para os municípios e visa organizar os serviços de saúde da região possibilitando um atendimento mais efetivo dos casos de urgência e emergência notificados na área.

Dentre os benefícios que a instalação da RUE pode trazer para a região, está uma cobertura total da macrorregião pelos serviços do SAMU, um financiamento mais seguro para a saúde da área, além de uma melhor organização e efetividade ao atender a população que necessitar dos serviços de hospitais e unidades de pronto atendimento.

O Dr. Telmo Mesquita explica que a população terá inúmeras vantagens com a instalação do serviço, “A rede garante uma integração do setor da saúde. Todos os serviços ficam melhores articulados, além de garantir um acesso integral e humanizado aos usuários em situação de urgência e emergência. A RUE nos ajuda a reduzir casualidades e sequelas na população que chega até ao serviço de saúde do estado”, explica o coordenador.

Outro destaque que Telmo Mesquita aponta é a maior integração dos próprios gestores da região no desenvolvimento da saúde. “Os gestores e regionais ficam mais ligados, entendendo a situação como um todo e assim promovendo uma evolução igual para toda a região. A proposta do Ministério da Saúde é que os próprios gestores articulem diretamente como deve funcionar o plano da rede na área, uma vez que são eles que compreendem a realidade que existe ali”.

O coordenador da rede conclui falando que a expectativa da Sesapi é de até o final do ano ajudar a implantar a RUE em todo o estado, “Para que este objetivo se realize é preciso que os municípios se mostrem dispostos a participar de forma efetiva da implantação da rede, já que as definições de funcionamento e organização são definidas pelas diferentes realidades de cada município”. Após a reunião, O superintendente visitou e verificou as instalações do Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz.

Por: João Marcelo Ferry