Após três dias de evento a 8° Conferência Estadual de Saúde chegou ao seu fim na última sexta-feira. Reunindo 1.124 delegados de todos os municípios do Piauí, eleitos durante as conferências municipais realizadas no início do ano, o evento contou com debates e palestras que discutiam pontos importantes dentro da realidade do Sistema único de Saúde. Após a conferência, os 68 delegados eleitos durante o evento irão até Brasília, levando as propostas de investimentos discutidas na conferência.

 

“Estas são propostas que respeitam a sociedade e os usuários do sistema único de saúde e que serão apresentadas pelos delegados do Piauí em Agosto, durante a Conferência Nacional em Brasília. Podemos dizer que nosso evento foi um sucesso. Contamos com palestras importantes de membros relevantes do meio da saúde e que abordaram tanto pontos de novos investimentos como pontos que precisam de melhorias”, apontou, João Cabral, presidente do Conselho Estadual de Saúde.

Durante a Conferência Nacional serão consolidadas as propostas de todo o Brasil, desenvolvidas em cada uma das conferências estaduais. “A conferência Nacional é um ponto importante dentro do calendário, afinal, é a partir dela que serão definidas as diretrizes do que será feito no Sistema Único de Saúde durante os próximos 4 anos. Tanto os pontos que precisam melhorar, como os novos elementos que precisam ser definidos”, explica João Cabral.

 

O planejamento da delegação do Piauí continua sendo o mesmo desenvolvido dentro da conferência estadual “Democracia e Saúde”, defendendo ainda a consolidação dos princípios do SUS e um financiamento adequado ao sistema, parta que ele continue funcionando com um atendimento de qualidade para a população.

 

“É importante chamar atenção ainda que o sistema é feito tanto pelos usuários, trabalhadores de saúde e gestores e que durante o evento Nacional é mais importante ainda o engajamento de cada um desses setores, para que o sistema evolua de acordo com a necessidade real de quem o utiliza”, reforça João Cabral.