A equipe da Assistência Farmacêutica recebeu essa manhã, dia 12, uma comissão de vereadores da Câmara Municipal de Teresina, que veio acompanhar o processo de dispensação de medicamentos aos pacientes renais. Atualmente, cerca de 3.000 pacientes com insuficiência renal são atendidos em 20 pontos localizados tanto na capital como no interior.

A visita ocorre após audiência publica realizada na semana passada naquela Casa Legislativa, quando foi apresentado o relatório constando a regularização no fornecimento dos medicamentos. “Naquela ocasião, apresentamos a regularização dos medicamentos, inclusive o Sacarato de Hidróxido Férrico. Na visita de hoje, mostramos como se dá esse fornecimento, como funciona a nossa entrega de medicamentos para pacientes, que é através das clínicas reanis em Teresina e algumas cidades do interior”, explica Wanda Avelino, diretora geral.

A gestora explanou ainda que foi feita uma força-tarefa para regularizar o abastecimento do Sacarato junto às clínicas, onde mais de 60% dos pacientes recebem a medicação.

O vereador Stanley Freire, proponente da Audiência e da visita, afirmou que “conhecer a Farmácia, como se dá distribuição, do setor, das filas e das prioridades, é forma também de contribuir na dispensação e atender aos pacientes renais”.

Também participaram da visita, os vereadores Deolindo Moura, Pastor Levino, Ítalos Barros e Joaquim do Arroz. Acompanharam ainda os técnicos da Farmácia, Jean Batista, Wisllan Santos, Maurício Reis e Izabela Lopes.

Ao todo, a Assistência Farmacêutica dispensa 22 tipos de medicações para as patologias como Insuficiência Renal Crônica e a Imunosupressão do Transplante Renal. Atualmente, as medicações são fornecidas aos 2.998 pacientes renais.

Somente este ano, foram dispensados 1.041.115 unidades de medicamentos, entre ampolas, cápsulas e comprimidos. Cada paciente recebeu entre dois a três tipos de medicações, sendo que as mais dispensadas(Alfaepoetina, Sacarato de Hidróxido Ferroso e Sevelamer) representaram mais de 70% dos atendimentos.

A dispensação ocorre em 20 pontos descentralizados em todo Estado, principalmente em Teresina, em sete unidades: na própria sede da Farmácia e em mais seis clínicas; em Picos, em duas clínicas e na Farmácia; Floriano, em uma clínica e na Farmácia. Os medicamentos também são entregues nas Farmácias descentralizadas em Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Oeiras e Corrente.

Visita do Conselho Regional de Farmácia

Também nesta manhã, 12, a Assistência Farmacêutica recebeu a visita de conselheiros do Conselho Regional de Farmácia do Piauí(CRF), para inspecionar atendimento, estoque e dispensação de medicamentos.

Por: Graciene Nazareno