O Hospital Regional Eustáquio Portela, em Valença do Piauí, já realizou este ano 175 testes da orelhinha em recém-nascidos. A unidade de saúde é administrada pela Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com o médico fonoaudiólogo, Jonas Rodrigues responsável pelo setor no hospital regional, o teste é importante para detectar problemas auditivos em recém-nascidos.“ As estatísticas apontam que de cada mil bebês nascidos, de 1 a 6 apresentam algum tipo de deficiência auditiva, que podem ser revertidas se tratadas até os seis meses de vida”, explica do profissional;

O exame orelhinha é feito com um aparelho como se fosse um fone de ouvido, que gera estímulos sonoros que captam a contração e distensão das células cocleares que são responsáveis por captar os sons.

O procedimento dura de 2 a 4 minutos e não provoca nenhum desconforto ao bebê. “É algo bem rápido que não causa nenhuma dor no bebê e que nos ajuda a detectar problemas e tratá-los com mais agilidade” lembra o médico Jonas Rodrigues.

Além do teste da orelhinha, o Hospital Regional Eustáquio Portela também oferece os testes da linguinha, que são feitos no mesmo atendimento.

Por: Ascom Sesapi