Mutirão de cirurgias pediátricas será realizado em Esperantina Convite

Mais uma etapa do mutirão de cirurgias pediátricas será realiza nos dias 14 e 15 de junho. Dessa vez as cirurgias serão realizadas no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, em Esperantina. Só este ano de 2019 já foram atendidas mais de 100 crianças pelo mutirão. Em 2018, foram realizados mais de 250 procedimentos  cirúrgicos.

O objetivo do mutirão é zerar as filas de espera e desafogar os hospitais na capital por conta da demanda do interior.  São pacientes vindos dos municípios de Batalha, Porto, São José do Divino, Joaquim Pires e Madeiro.

Segundo o diretor do Hospital, Davyd Teles Basílio, o hospital já realizou outros mutirões de cirurgias gerais para adultos e de catarata e agora a unidade de saúde inova com as cirurgias pediátricas. “Realizamos 80 atendimentos dos quais após a triagem 50 crianças passarão por cirurgias nesta sexta-feira e neste sábado. Entre as com maiores números a serem realizadas estão; hérnia, fimose e cisto. A ideia é desafogar as filas das cirurgias eletivas que iriam para Teresina”, explica.

Florentino Neto secretário de Saúde do Estado destaca a importância dos mutirões. “Este será mais um dos mutirões que estamos realizando em várias áreas e hospitais do estado com o objetivo de agilizar os atendimentos dos pacientes que necessitam de cirurgias. Ver esses pacientes serem atendidos de forma rápida e eficiente é gratificante. Nossos profissionais estão trabalhando com todo o empenho e dedicação para que esta etapa seja mais um sucesso”, afirma o secretário.

Por: Elis Pegado