A doença falciforme é uma das doenças hereditárias mais prevalentes no Brasil, causada por um conjunto de modificações que alteram as funções da hemoglobina S (ou Hb S). O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) é a centro de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento dos pacientes.

A hemoglobina S faz com que as hemácias adquiram a forma de foice (falcizadas), que tem têm dificuldades de circularem na corrente sangüínea e podem provocar obstrução vascular. Como consequência, as pessoas com essa doença apresentam dores intensas, isquemia, necrose, disfunção e danos irreversíveis a tecidos e órgãos, além de uma anemia crônica.

 

Nesta quarta-feira, 19 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme, o Hemopi vai promover um ciclo de palestras voltado para os pacientes com início previsto para 9h. O corpo clínico vai abordar questões como o tratamento e os cuidados com o paciente falciforme.

O objetivo principal é dar visibilidade, reduzir as taxas de morbidade/mortalidade e sensibilizar sobre a Doença Facilforme. O Hemopi possui um banco de dados com registros dos pacientes provenientes de todas as regiões do Estado. Aqui eles encontram tratamento ambulatorial e são atendidos por uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, odontólogo, nutricionista, psicólogo e assistente social”, explica Sara Moura, assistente social.

Atualmente, existem 743 pacientes com doença falciforme cadastrados no Hemopi, sendo que 508 frequentam com regularidade. No atendimento ambulatorial os pacientes têm acesso a consultas, exames, dispensação de medicamentos em parceria com a Assistência Farmacêutica Estadual, transfusão e sangria terapêutica.

Uma das formas de diagnóstico da Doença Falciforme é a triagem neonatal (teste do pezinho), que possibilita o acesso aos cuidados preventivos ao recém-nascido antes do aparecimento dos sintomas clínicos. O ideal é que o tratamento seja iniciado antes dos quatro meses de vida para que a prevenção das infecções e outras complicações.

As medicações necessárias para diminuir as complicações e possibilitar a melhoria da qualidade de vida dos pacientes são ofertadas pelo SUS.

Serviço:

Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme

Local: Auditório do Hemopi (3° andar)

Horário: 9h às 11h

Por: Sana Moraes