Durante os dias 14 e 15 de Junho foi realizado no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman(HEJH), em Esperantina, o primeiro Mutirão de Cirurgias Pediátricas da unidade. Ao todo foram realizados 50 procedimentos cirúrgicos em crianças com a faixa etária de 08 meses a 14 anos. Todos os pacientes passaram por uma triagem, entre consultas pré-operatórias e exames laboratoriais, para organizar a realização dos procedimentos. As crianças que passaram pelos procedimentos ganharam o certifica de herói por desafiar a temida agulha e entra para o grupo de super heróis secretos do HEJH.

 

Dentre os procedimentos que foram realizados, estão hérnias inguinal e umbilical epigástrica, postectomia (cirurgia de fimose), e remoção de cistos. Participaram do mutirão dois cirurgiões pediátricos, Dr. Ivo Lima e Dr. Bruno Pinheiro, dois anestesistas e equipe de enfermagem do hospital. Os pacientes foram encaminhados, via Central de Regulação, dos municípios de Esperantina, Porto, Madeiro, Barras, Morro do Chapéu, São José do Divino, para o HEJH.

 

O diretor do hospital, Davyd Basílio, destaca que o objetivo da direção do hospital desde 2015 vem sendo a melhoria da assistência aos pacientes, “ver essas crianças serem atendidas de forma rápida e eficiente é gratificante. Nossos profissionais trabalharam com todo o empenho e dedicação para que esta etapa fosse mais um sucesso”, explicou o diretor,

Davyd destaca ainda que a realização do mutirão ajuda na questão do atendimento dos pacientes da região. “Buscamos levar para a população, uma vez que sabemos que quanto mais investimentos fizermos, melhor será realizado o nosso trabalho, com tudo isso a viabilidade de acesso para o território evita que esses pacientes que teriam que serem regulados para Teresina descentraliza o serviço e a comodidade dos procedimentos serem feitos na região evitando esse deslocamento, consequentemente uma melhor assistência prestada”.

Nos últimos quatro anos o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman vem se destacando nos mutirões, com recorde de atendimento, é referência para 13 municípios da região dos cocais, e também para usuários vindo de outras cidades do estado. No último mutirão de catarata em novembro 2018, realizou 420 consultas, e 299 cirurgias.