Na manhã desta quarta-feira (19) a equipe técnica da Diretoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) se reuniu junto com equipes da área de assistência a saúde, área Hospitalar, do estado dentro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para dar início as discussões que ajudaram a compor o Plano Plurianual de gestão da SESAPI. Dentro da reunião foram apresentados os objetivos da SESAPI e foram discutidas as diretrizes e os compromissos juntos dos membros dos hospitais.

“Firmamos um compromisso de até a próxima segunda-feira repassar o instrumento que vai ser utilizado para que estas áreas desdobrem as suas diretrizes em ações. Uma vez que estas ações forem propostas serão encaminhadas para a diretoria de planejamento da secretaria e as ideias apresentadas serão consolidadas em ações orçamentárias, que irão compor o orçamento da secretaria, garantindo os recursos para que estas ações sejam executadas de forma plena”, explica Ana Eulálio, Diretora de Planejamento da SESAPI.

A reunião de hoje é a continuidade de um processo que vem acontecendo em todas as secretarias estaduais, que é a elaboração do Plano Plurianual (PPA), o planejamento da gestão do estado para os próximos quatro anos. Para todas as secretarias, o PPA conterá todos os objetivos e metas para esta gestão do Piauí. Na saúde, a proposta do governo está voltada para a ampliação da expectativa de vida do cidadão piauiense, buscando atingir a média de 76 anos de vida até o ano de 2030.

O Secretário Florentino Neto participou da reunião de hoje e disse que o objetivo principal é fazer com que a SESAPI tenha um planejamento que permita a gestão ter uma maior previsibilidade de gastos. “Além disso, queremos ter uma atenção muito forte com o custeio das necessidades básicas dos trabalhos da Secretaria e um plano de investimento que permita contínuos investimentos em reformas e ampliações da nossa rede hospitalar. Já temos parte desses recursos já assegurados e contamos com recursos significativos inclusive para construção de novos hospitais em convênio com o Ministério da Saúde, como é o caso do hospital de Picos, a reforma do hospital de Floriano, a reforma e ampliação do hospital de Parnaíba e a construção da nova maternidade”, falou o Secretário Florentino Neto.