O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto esteve reunido hoje(25) com equipe da Maternidade Dona Evangelina Rosa para definir o quantitativo real dos equipamentos de alta complexidade que serão necessários para a Unidade de Referência em Alta Complexidade Materno-Infantil de Teresina,  a nova maternidade, que está em construção na avenida Presidente Kennedy, local onde funcionou o antigo clube Tigrão, zona leste de Teresina. Estiveram na reunião o diretor geral da MDER, Francisco Macedo e equipe técnica.

 

De acordo com o diretor da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Francisco Macedo, a intenção do secretário é fazer várias reuniões para chegar a um número real da necessidade dos equipamentos de alta complexidade para a nova maternidade. “ A nova maternidade era um sonho e hoje está virando uma realidade. A população vai receber uma maternidade nova em todos os sentidos”, explica o diretor.

 

Para o secretário Florentino Neto, vamos chegar a um projeto final de engenharia clínica para apresentar à bancada federal. “O nosso objetivo é pleitear recursos no Orçamento Geral da União”, diz ele. Os serviços obedecem ao calendário, com a estruturação do terreno, limpeza e terraplenagem e, de acordo com o cronograma, a execução do projeto está no ritmo esperado.

 

A previsão de conclusão da obra é para 2021, orçada em, aproximadamente, R$ 84 milhões, recursos de emenda dos deputados federais Assis Carvalho e Iracema Portella, e ainda do Tesouro Estadual. O local vai atender em uma estrutura hospitalar mais moderna, com o dobro da capacidade na assistência intensiva. Somente em UTI adulta serão 20 unidades, assim como 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê.