Este ano, o Piauí comemora os 15 anos da Implantação da Politica Nacional de Saúde do Trabalhador. É um momento de celebrar os avanços ocorridos no nosso Estado.  Para a comemoração, a Secretaria Estadual da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) lançará a versão 2019 da Campanha SejaPHINO, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos e trabalhadores para as condutas necessárias à sua saúde e segurança.

O evento, que acontece amanhã (20), no auditório do CEREST, a partir das 8:30 min, contará com a presença da vice-governadora, Regina Sousa, do secretário de estado da saúde do Piauí, Florentino Neto, dos ex-secretários de saúde do Piauí, coordenadores dos CEREST’s Regionais, representantes dos sindicatos, Conselho Estadual de Saúde, representante da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CIST), conselhos de classe, e demais autoridades.

Para este ano o evento ressalta o compromisso à saúde como dever de todos, na busca da redução dos riscos e agravos à saúde da população. A Campanha acontece ainda em alusão às datas comemorativas do Dia Nacional de Vigilância Sanitária (05 de Agosto) e do Dia Internacional de Segurança do Paciente (17 de Setembro).

A implantação das ações da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) deu-se pelo Governo do Estado com a criação do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual), que foi habilitado em outubro de 2003 e passou a integrar a Rede Nacional de Atenção a Saúde do Trabalhador (RENAST).

O CEREST é vinculado a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí e promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

No Piauí, além do CEREST Estadual, os trabalhadores contam ainda com mais quatro unidades regionais, nos municípios de Bom Jesus, Parnaíba, Picos e Uruçuí. “A criação dos CEREST's representou um marco para os trabalhadores e trabalhadoras do Piauí, que ate então não contavam com uma politica pública que garantisse um atendimento que levassem em conta os impactos do trabalho sobre os agravos a saúde”, ressaltou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Por Cyntia Veras