Pedro Falcão Lacen Promove treinamento para novo equipamento do laboratório

Na manhã desta terça-feira (10), técnicos que atuam nos municípios do interior do Piauí participaram de um treinamento no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para se prepararem com orientações sobre a implantação da quarta fase do teste do pezinho, onde será realizado um novo exame para diagnóstico da deficiência de biotinidase. Na semana passada o treinamento aconteceu com os técnicos do Lacen que aprenderam a manusear o novo equipamento que realizará o exame.

Para realizar estes exames o Laboratório Central de Saúde Pública “Dr. Costa Alvarenga” (Lacen) adquiriu novo equipamento GSP. Denis Furtado, Farmacêutico supervisor da triagem neonatal, ministrou o treinamento e fala que a presença deste novo equipamento dentro da triagem neonatal traz uma evolução para o atendimento a população.

“O novo equipamento permite realizar 2.340 exames diariamente, o que significa um ganho gigantesco para tentar atender todas as crianças recém nascidas que chegarem ao Lacen com a necessidade da realização de três exames específicos o IRT Fibrose Cística, 17OH e a Biotinidase”,  explica Denis.

Denis explica ainda que o novo equipamento permitira realizar estes exames e obter os seus resultados em tempo hábil, facilitando a detecção de alterações na criança e permitindo o encaminhamento destes casos para o serviço especializado. “Com a rápida chegada da criança até os serviços especializados temos a chance de reduzir as sequelas que podem afetá-las em suas vidas”, destaca o farmacêutico.

A perspectiva agora é que todo recém nascido possa ter acesso aos exames o mais rápido possível.