Falar é a melhor solução: 10 de Setembro Dia Mundial de prevenção ao Suicídio Convite

O dia 10 de setembro, em todo mundo é realizado a Campanha de Prevenção ao Suicídio, este dia foi instituído em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e Organização Mundial de Saúde tendo em vista a relevância e complexidade do tema, a campanha tem como objetivo prevenir o ato do suicídio, através da adoção estratégias pelos governos dos países.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) nos traz dados alarmantes sobre a situação do suicídio no mundo, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida e no Brasil a cada 45 minutos o fato acontece. Segundo relatório da OMS, 2019, é urgente o estabelecimento de estratégias nacionais, instituindo medidas preventivas e orientações claras para auxiliar a população a lidar com o tema.

Alguns fatores são importantes e que podem sinalizar que alguém próximo a você pode está precisando de ajuda: alterações bruscas de comportamento, isolamento, alteração no sono, presença de um transtorno mental, histórico familiar de tentativa de suicídio, dentro outros.

Ações simples podem ser eficazes para ajudar alguém em sofrimento: não emita conselhos e nem julgamentos, não minimize a dor do outro, encaminhe essa pessoa a ajuda especializada (psicólogo e psiquiatra), tenha uma escuta de acolhimento e apoio, tenha amor pelo seu próximo, estas ações podem salvar vidas.

Vamos entender que o suicídio é um ato que fala, termos essa compreensão nos coloca como agentes participantes e multiplicadores de que a prevenção é possível.

Layone Holanda
Psicóloga Clínica com Formação em Prevenção e Posvenção de Suicídio
Mestranda em Saúde da Família
CRP: 21/01935
(86) 99997-0033