Pedro Falcão Sesapi lança campanha do Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase

Na manhã desta quinta-feira (12) aconteceu o lançamento da campanha do Dia Estadual da Luta contra a Hanseníase, referente ao enfrentamento e conscientização da população a cerca da necessidade dos cuidados sobre a Hanseníase e também do enfrentamento ao preconceito que muitas vezes ainda afetam a parcela da população afetada pela doença.

Participaram do lançamento da campanha O Governador do Estado do Piauí Wellington Dias; o Secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto; O presidente da Fundação Municipal de Saúde Charles da Silveira,  e outros grupos que lidam diretamente com a doença em seu dia a dia como o Morhan. Em média, o Piauí notifica 1000 casos anuais da doença.

O Secretário Florentino Neto apontou que um dos focos da campanha é que toda a rede de saúde do estado esteja preparada para dar atenção, identificar e acompanhar os casos de Hanseníase que ocorram no estado. “Queremos sensibilizar a sociedade no sentido da prevenção, mas também dando atenção especial nos momentos do tratamento. Temos que mostrar a sociedade que a Hanseníase tem cura e que não é preciso haver preconceito”, falou o Secretário Florentino Neto.

O Governador Wellington Dias disse que será dada uma atenção maior para a questão da Hanseníase no estado, buscando reverter a realidade que hoje é registrada dentro do Piauí. Ele apontou ainda que existem alguns passos principais a serem feitos no Piauí no combate a doença.

“O primeiro é completar a rede de saúde do estado, nessa linha de formação, para que em regiões diferentes do Piauí tenham condições de um atendimento e tratamento mais próximo de onde as pessoas morem. O Segundo ponto é ajudar através de lei e programas, filhos de pessoas com hanseníase que no passado foram separados de forma brusca de suas famílias.”

O governador completou ainda a fala com a participação da Sesapi na busca de uma equipe para executar procedimentos cirúrgicos necessários para as pessoas que tenham a doença. “Por último temos o compromisso com a equipe da Sesapi para que possamos, a partir de profissionais do estado, dar a condição em uma das nossas unidades para termos uma equipe que possa realizar cirurgias necessárias para quem tiver a doença, sem que esta pessoa precise ir a outro estado em busca do procedimento”, destacou o Governador.