O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, visitou no início da manhã desta segunda-feira, 16, a obra da Nova Maternidade, acompanhado pelo Senador Ciro Nogueira e pela deputada federal Iracema Portela. A obra, orçada em aproximadamente R$ 84 milhões, e executada com recursos de emenda dos deputados federais Assis Carvalho e Iracema Portella e ainda do Tesouro Estadual, terá impacto significativo na melhoria da assistência à mulher e ao bebê. 

 

De acordo com o secretário Florentino Neto a construção da Unidade de Referência em Alta Complexidade Materno-Infantil de Teresina é a obra mais significativa para a saúde do estado. Serão 286 leitos, sendo 115 destinados para a terapia intensiva, com 20 unidades somente em UTI adulta, assim como 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê, permitindo que a mãe fique mais próxima do filho.

As obras estão em ritmo acelerado e já atingiram o terceiro piso. A previsão é que a primeira fase seja entregue em 2021, conforme cronograma previsto.  “Com a Nova Maternidade vamos ampliar a assistência às mulheres do nosso Estado, que  terão mais conforto e tranquilidade para dar à luz. Estamos acompanhando a evolução das obras de forma técnica, mas também com zelo, carinho e tendo em mente que aqui nascerão os novos piauienses”, destaca Florentino Neto.

 

Durante a visita, o secretário de Saúde fez questão de destacar a participação da deputada federal Iracema Portela (Progressistas) e do deputado Assis Carvalho (PT) na designação das emendas parlamentares que estão permitindo a construção da Nova Maternidade, uma obra estratégica para o estado. “Não podemos esquecer do nosso governador Wellington Dias que garantiu a contrapartida necessária para que tivéssemos a obra nesse estágio”, finaliza o gestor.