A Secretaria de Estado da Saúde, através do Programa Estadual de Controle de Tuberculose, realizou hoje(19/09) uma Capacitação em Manejo Clínico da Tuberculose Infantil. O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação Professor Odilon Nunes, em Teresina e reuniu profissionais da Atenção Primária, Área Hospitalar e Vigilância Epidemiológica dos municípios. Segundo a Organização Mundial da Saúde, há aproximadamente 520 mil casos de tuberculose infantil no mundo

O evento contou com a participação da representante do Ministério da Saúde, Andressa Veras, que repassou aos profissionais as novas orientações do Ministério sobre o Manejo Clínico da Tuberculose Infantil. Segundo ela, o diagnóstico precoce é uma das armas para o combate e a cura da doença. A medida mais eficaz para a prevenção da tuberculose, tanto no adulto quanto na criança, é a busca sistemática de casos.

“ Entre as crianças, é dificil de diagnosticar a tuberculose por causa da pouca expressão dos sintomas iniciais e à limitação dos métodos utilizados para a confirmação bacteriológica”, explica Andressa. De acordo com a Coordenadora de Atenção às Doenças Transmissíveis da Sesapi, Karina amorim, essa capacitação é importante para que os profissionais que lidam com a doença em crianças possam estar cada vez mais atualizados para identificar os sintomas precocemente.