Acontece nesta sexta-feira (20) mais uma entrega de equipamentos através do programa “Passo a Frente”. Nesta etapa, será concluída a terceira etapa do programa  no do território do Vale do Rio Guaribas, onde serão entregues 1.067 equipamentos, entre eles próteses; andadores; muletas e cadeiras de rodas, que irão beneficiar os moradores de cidades como Jaicós, Padre Marcos, Massapê do Piauí, Belém do Piauí, Campo Grande do Piauí, Vera Mendes, Geminiano e Isaías Coelho.

O Programa “Passo a Frente” é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) que busca descentralizar a oficina ortopédica com a promoção do acesso a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de disponibilizar ajustes e consertos.

De 2016 até 2019, cerca de 12.640 pessoas já foram beneficiadas pelo programa, tendo acesso garantido a OPMs que garantiram uma melhoria de vida em seu cotidiano. O Secretário Mauro Eduardo, da Seid, destaca que o programa é de suma importância para garantir o direito de ir e vir para todos, e que cada vez mais o planejamento do programa é beneficiar todos os 2214 municípios do Piauí.

Raimundo Dutra, diretor de Programas Estratégicos Socioeducativos e Comunitários da Sesapi, destaca que completar mais uma etapa traz muita alegria para Jaicós e todos os outros locais que estão sendo ou já foram  beneficiados pelo programa. "O Programa hoje está ajudando mais de mil pessoas, trazendo qualidade de vida não somente para aqueles que recebem os equipamentos, mas também para pessoas que vivem com os beneficiados e tem contato diariamente com eles. As pessoas que vivem aqui terão seus direitos de ir e vir respeitados auxiliados por essa iniciativa do governo do estado através da Sesapi e de seus parceiros nessa caminhada", destacou o diretor.

Durante a entrega, A Oficina de Próteses do CEIR esteve em funcionamento realizando ajustes finais em alguns equipamentos.

A Deputada Rejane Dias participou da entrega dos equipamentos e disse que é gratificante participar da entrega dos equipamentos. "A entrega desses equipamentos gera uma melhor qualidade de vida para essas pessoas, e esse é nosso objetivo com a população. Algumas pessoas não podiam nem frequentar uma escola, por falta de uma cadeira de rodas para se locomover. Por iniciativas como o programa Passo a Frente podemos dizer que o Piauí é uma referência nacional para os trabalhos pelas pessoas com deficiência", destacou a deputada.