Nesta sexta-feira (18) a Gerência de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza o segundo dia de Qualificação para Prevenção e Promoção em Saúde Mental, Vigilância e Assistência à Saúde, contemplando ações presentes no Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio na cidade de Floriano. O evento está sendo realizado no Auditório da Regional de Saúde de Floriano, bairro Pedro Simplício Auditório da Regional de Saúde de Floriano, bairro Pedro Simplício e tem por objetivo preparar melhor os profissionais para lidarem com situações de prevenção ao suicídio.

Devido a complexidade e multicausalidade do comportamento suicida existe um grande desafio, a promoção e prevenção em saúde. Dentre tantas barreiras existentes, a falta de informação qualificada e manejo adequado para lidar com a demanda dos profissionais são impedimentos significativos para ações eficazes de cuidado. Diante disso, a importância de uma rede organizada de serviços que consiga em seus fazeres diários acolher as demandas evidenciadas e tendo seus profissionais sensibilidade, habilidade e articulação mínima na identificação dos fatores de risco e preditivos, torna-se possível minimizar a prevalência do ato suicida em seus territórios.

A psicóloga Layone Holanda é uma das facilitadoras da qualificação e fala que as qualificações de prevenção ao Suicídio realizadas nestes espaços possibilitam aos seus profissionais, conhecimento adequado e isso lhes dá segurança, construção de novos olhares sobre as dores e sofrimentos que permeiam o ser humano. “Os profissionais podem assim revisar suas atuações durante atendimentos na busca de melhorias, pois passam a se perceber como sujeitos ativos nos processos de cuidados, e tudo isso potencializa seu fazer profissional junto à comunidade, otimizando o atendimento ao indivíduo na sua integralidade, na tentativa de prevenir o suicídio”, fala a psicóloga.

Virgínia Pinheiro, da Gerência  de Saúde Mental da Sesapi, fala da importância dessa qualificação para o desenvolvimento da saúde pública no estado. “Espera-se que as qualificações possam impulsionar reflexões sobre as práticas profissionais, tornando-as mais seguras e gerando dessa forma, resultados mais significativos no trabalho que é realizado nos dispositivos do Estado”, destaca a coordenadora.

A qualificação teve inicia na última quinta-feira (17) e tem como público alvo profissionais do Vale dos Rios Piauí e Itaueira.