Elis Pegado Piauí ganha mais um hospital que realiza captação de córneas

Os piauienses contam com mais uma unidade de saúde que irá realizar captação de córneas, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.  A noticia foi divulgada nesta terça-feira, (27), pelo secretario de Estado da Saúde, Florentino Neto, durante reunião com as médicas Maria de Lourdes Veras, coordenadora da Central de Transplante do Estado do Piauí e Joselma Oliveira, diretora da Unidade de Organização Hospitalar.

Florentino neto, explica que a Secretaria Estadual de Saúde organizou um treinamento para capacitar os servidores que irão atuar na captação das córneas. “Temos uma equipe multidisciplinar devidamente capacitada para fazer a captação de córneas. Dessa forma iremos aumentar o número de transplante de córneas realizadas no Estado do Piauí em 50% a mais. Nesse momento estamos implantando essa unidade em Parnaíba, mas pretendemos implantar outra no Sul do Estado, para assim descentralizar esses serviços no nosso estado e aumentando o número de transplantes de córneas no Piauí”, destaca o secretário.

Hoje no Piauí, 380 pessoas estão à espera de um transplante de córnea. Esses pacientes são acompanhados diretamente pela Central Estadual de Transplantes. “Fazemos atualização desse cadastro todos os dias, além de manter contato constante com o pessoal que está na lista de espera, auxiliando na atualização dos exames, marcação de consultas, para que estejam em dias quando o órgão é disponibilizado”, explica Lourdes Veras.

A coordenadora diz ainda que a nova unidade aumenta as chances de quem está na lista de espera. “A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí dá um grande passo para que possamos aumentar o número de transplante de córnea, hoje o estado possui uma lista de 380 pessoas aguardando uma córnea, e com essa perspectiva de iniciarmos no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, a capacitação de córneas, o nosso objetivo é aumentar o número dessas captações para que possamos aumentar o número de transplante. Essa descentralização é um passo importante, para no final do ano ter um número de pacientes transplantados de córneas bem maior”, afirma.

“Nos enquanto diretoria de organização e descentralização hospitalar da SESAPI estamos bastante satisfeitos pela implantação desse novo serviço no Hospital Dirceu Arcoverde de Parnaíba, visto que é de grande importância para poder reduzir a fila da necessidade do transplante de córnea no Estado do Piauí e mostrar as regiões de saúde cada vez mais organizadas e cada vez mais resolutiva”, conclui Joselma Oliveira, diretora da Unidade de Organização Hospitalar.

Na Rede Pública Estadual de Saúde, os transplantes de córneas são realizados pelo Hospital Getúlio Vargas. 

Por: Elis Pegado