A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi), através do Hospital Infantil Lucídio Portela(HILP), realiza dia 08/11, a campanha Novembrinho Azul. Será das 8h às 16h, no Hospital Infantil Lucídio Portela. O projeto foi criado pelo uropediatra, Djalma Ribeiro Costa e é a versão infantil do Novembro Azul. O objetivo é promover e conscientizar sobre a saúde masculina desde a infância, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

 

Durante o evento, serão realizados atendimento com urologista , vacinação para HPV, exames de imagem, acolhimento familiar por assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. De acordo com o médico Djalma Costa, sobre as doenças urológicas prevalentes na infância e adolescência, infelizmente vivemos uma realidade muito triste. “ Doenças frequentes e encaradas como simples como a fimose, o testículo não descido, a infecção urinária, incontinência urinária ou a enurese noturna na infância e na adolescência podem se tornar grandes problemas na vida adulta”, explica ele.

 

O Projeto Novembrinho Azul já virou Lei Estadual 7.224 de 2019 de autoria do Deputado Gessivaldo Isaías e publicada no diário oficial do Estado do Piauí em 19 de junho de 2019, sendo copiado por outros Estados. Para o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, são necessárias políticas públicas de saúde masculina na infância e na adolescência, preparando o cidadão para uma vida adulta mais saudável e mais produtiva economicamente. “ Nossa missão é tornar todas as crianças e adolescentes masculinos do Piauí em homens adultos saudáveis”, diz secretário.