Na manhã desta quinta-feira (07) foi realizado o primeiro dia de atividades do Novembrinho Azul. A ação esta sendo realizada no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) e conta com espaços de avaliação de pressão, glicemia, pintura de rosto, atendimentos de fisioterapia, urologia e outras especialidades.nesta quinta-feira as atividades e atendimentos seguem até a parte da tarde.

O Novembrinho Azul é uma ação que usa promoção de saúde e prevenção de agravos em crianças e adolescentes do sexo masculino, buscando pilares como educação em saúde com a intenção de proteger os mesmos em condições de vulnerabilidade social, reduzindo os riscos para adoecimento.

O Dr. Djalma Ribeiro Costa é Médico Urologista pediátrico do hospital e coordena o projeto de ação social Novembrinho Azul. Na sua 3° edição, o coordenador aponta que o projeto surgiu como uma necessidade de operacionalizar políticas públicas que visão a saúde do homem na infância e adolescência.

“Nós temos mostrados que existem várias condições que podem ter sérias repercussões na vida adulta destes jovens. Se não tratadas precocemente esses problemas podem causar ansiedade e medo além de influenciar no aumento das taxas de outros problemas de saúde, como infecções por doenças sexualmente transmissíveis. Com o projeto do Novembrinho Azul queremos mostrar que o homem precisa cuidar da saúde desde sua infância, além de destacar uma participação do restante da família nesses cuidados, com os pais mais informados procurando ajuda médica mais rápida” destaca o Dr. Djalma.

O Dr. Vinícius Nascimento, diretor geral do hospital infantil aponta que a campanha é um ponto muito importante para a conscientização para a saúde masculina. “Através do Novembrinho azul e dos pontos trabalhados na campanha em seus diversos locais de ocorrência queremos mudar a sociedade, mostrando desde cedo para os jovens que é necessário um cuidado com a saúde, gerando assim adultos mais precavidos e prevenidos contra doenças”, aponta o diretor do hospital.

Nesta sexta-feira (08) as atividades da campanha continuam acontecendo pela parte da manhã. O Hospital também receberá a visita do Governador do Estado do Piauí Wellington Dias e do Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto, na ocasião o governador assinará o termo de autorização para o início da execução das obras de Reforma da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital.