Nova ação do Projeto “Mente Cidadã - Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”, foi realizada nesta quinta-feira (12), no Centro de Atenção Psicossocial Norte (CAPS Norte), bairro São Joaquim. O Projeto é de autoria da Defensora Pública Dra. Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento e titular da 12ª Defensoria Pública de Família. O momento contou com a presença da Subdefensora Pública Geral, Dra. Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e de representantes de Órgãos e Instituições parceiras.

Abrindo os trabalhos,  Dra. Patrícia Monte apresentou os detalhes do Projeto e explicou como se daria o atendimento. A Defensora também proferiu palestra sobre educação em direitos para os presentes, detalhando qual Órgão ou Instituição deveriam procurar, dependendo da demanda de cada um.

O Projeto “Mente Cidadã - Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental”consiste na orientação jurídica, judicial e extrajudicial, às pessoas com transtorno mental e seus familiares,  visando chamar a atenção para a rede de assistência psicossocial e buscando humanizar o atendimento prestado.  Para a execução a Defensoria Pública conta com o apoio de parceiros como a Defensoria Pública da União, Instituto Nacional de Seguridade Social, Secretária de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Fundação Municipal de Saúde,  Secretaria da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas e Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). Nesta ação específica do CAPS Norte a Defensoria recebeu também o reforço da Equipe de Acompanhamento à Pessoas com transtorno Mental em Conflito com a Lei.

Os parceiros presentes discorreram sobre a participação na ação. “Vejo como um grande ganho para nossos usuários e seus familiares, porque muitos não têm condições de se deslocar até os órgãos para buscar as informações e serviços que estão sendo oferecidos aqui hoje. Irá trazer muita resolutividade e acreditamos que nossos usuários estão bem interessados em resolver as demandas do dia a dia”, destacou a coordenadora do CAPS Norte, Érica Patrícia Oliveira Machado, destacando ainda que o local recebe por dia cerca de 50 usuários, o que resulta em mais de cem atendimentos já que são orientados por vários profissionais.

Para a gerente de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Virgínia Pinheiro, a ação conjunta de vários órgãos é um ganho. “A execução do projeto realizada de forma integrada e sistemática nos dispositivos, apresenta-se como um avanço no cuidado direcionado a pessoa com transtorno mental e seus familiares. Facilita o acesso às orientações sobre direitos e benefícios assegurados em lei, que muitas vezes desconhecem, bem como a identificação de demandas que necessitam de intervenção profissional.”, afirmou.

O Defensor Público da União, Dr. André Amorim de Aguiar, se manifestou sobre o Projeto. “Acho fundamental estarmos próximos das pessoas que realmente precisam, é  importante porque resolve as dúvidas e essa integração é importante para permitir que a pessoa saia com algum encaminhamento do seu problema. É uma parceria que deve continuar no próximo ano”, disse.

Mônica Amorim Barjurd, coordenadora da Residência Terapêutica destacou a possibilidade de vários atendimentos em um mesmo espaço. “É maravilhoso, porque a gente consegue convergir todos os serviços em um local só, porque nossa demanda é muito grande. Fizemos um levantamento e identificamos inúmeros serviços que precisamos e estão aqui hoje, à disposição . Isso desburocratiza o serviço, dando uma boa agilizada no atendimento. Essa parceria tende a permanecer, porque a necessidade é muito grande. Na Residência Terapêutica, como eles não têm vinculo familiar, temos  muitos problemas com documentação para terem acesso a benefícios e serviços. Esse Projeto é muito bom, facilita para que se consiga toda essa documentação em um só dia. É muito bom”, afirmou.

Dra. Carla Yáscar Belchior  também destacou a relevância do atendimento conjunto e da integração dos parceiros. “Esses atendimentos possibilitados por meio do Projeto “Mente Cidadã - Família, Vulnerabilidade Social e Saúde Mental” são de extrema importância, pela quantidade de serviços que oportunizam às pessoas com problemas psíquicos e aos seus familiares. Contar coma colaboração dos nossos parceiros, têm sido fundamental para a prestação de um serviço com boa qualidade e, principalmente, para os resultados alcançados . É a Defensoria presente onde a população está, tornando cada vez mais eficaz o atendimento prestado”, afirmou

Avaliando a ação Dra. Patrícia Monte diz que “O Projeto Mente Cidadã foi muito bem recepcionado pelos profissionais e usuários do CAPS e contamos como sempre com o apoio dos parceiros. Os usuários saem desses atendimentos muito satisfeitos, vendo o acesso aos direitos e até mesmo sem acreditar que estão acontecendo dessa forma. As  assistentes sociais e os funcionários estão agradecidos, porque têm muita carência de informações sobre orientações jurídicas. Mais uma vez saio bastante satisfeita com a diligência da equipe em preparar o local para nos receber, o apoio que nos dá muito ânimo. Sempre que realizamos essas ações percebemos que o retorno tem sido muito positivo. O interessante é que acabamos recebendo solicitações inusitadas mas bastante interessantes, como por exemplo hoje em que usuária pediu uma campanha de divulgação sobre a necessidade do respeito à pessoa com transtorno mental dentro dos ônibus, não em relação aos funcionários da empresa, mas direcionada aos outros usuários do transporte público”, diz a Defensora.