Os colaboradores da Farmácia do Povo iniciaram hoje, 13, capacitação para implantar a campanha Seja PHINO, que visa melhorar as metodologias de trabalho para o atendimento ao usuário. A capacitação integra as ações da Diretoria da Assistência Farmacêutica de capacitação contínua do trabalhador. Somente nesta, foram beneficiados 20 funcionários, que atuam em diversas áreas da Farmácia. 

A diretora geral, Wanda Avelino, afirma que capacitações e educação continuada são estratégias adotadas permanentemente, visando a melhoria no atendimento aos pacientes, assim como o bem-estar do colaborador. 

“Trazer benefícios, por ser um projeto contínuo, com cursos de educação continuada. Assim buscamos melhorar ainda mais as ações e o trabalho de nossos colaboradores, para que o atendimento do usuário da Farmácia do Povo seja mais humano, seja tranquilo. E que, na Farmácia do Povo, o paciente possa ser atendido de uma forma regular, harmoniosa e saia daqui satisfeito”.

A Campanha #SejaPHINO é uma iniciada e na Diretoria da Vigilância Sanitária(DIVISA), com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador(CEREST), tendo como objetivo promover a conscientização dos colaboradores da Farmácia do Povo sobre a importância dos cuidados com a saúde e a segurança humana. 

Pautada em cinco ações diferenciadas, a Campanha enfatiza que os colaboradores fiquem atentos no manejo com os pacientes, na higiene, entre outros hábitos saudáveis no dia a dia de trabalho.

Os pilares da capacitação enfocam a prevenção, como lavar as mãos e fazer as refeições em local adequado; habilidoso, especialmente no atendimento ao usuário, pedindo informações e que o mesmo escute com atenção as demandas dos pacientes, pois o momento de escuta é importante e credencia para outro pilar, a informação correta, que traz benefícios tanto para o usuário como para o paciente. 

A notificação é outra atribuição valorizada na Campanha, já que para a saúde púbica permite acompanhar os avanços e limitações na assistência integral à saúde e, por fim, a observação, momento em que se certifica que o usuário esteja com toda documentação solicitada para dar entrada no processo e receber seus medicamentos em tempo hábil.

Por: Graciene Nazareno