Reprodução Sesapi inaugura Centro Cirúrgico em Uruçuí

O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), está investindo recursos de fonte do Tesouro Estadual no valor de R$ 151.023,75 que proporcionará a reativação, ampliação da estrutura física e novos equipamentos para o Centro Cirúrgico do Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde. Ao finalizar as obras a unidade, que é referência para a Região do Tabuleiros do Alto Panaiba, ampliará a sua estrutura para 43 Leitos. A inauguração acontece as 14h10 desta quinta-feira (20)

Os procedimentos cirúrgicos serão oferecidos inicialmente com escala de 24h em 15 e 15 dias na especialidade cirúrgica (Cirurgia Geral e Cirurgia Obstétrica) com a capacidade total de 12 cirurgias por plantão e 3 cirurgias emergenciais diárias. Em relação aos serviços da clínica cirúrgica serão realizados inicialmente os procedimentos de Colecistectomia (Vesícula), Herniotomia, Apendicectomia, Histerectomia Total, Histerectomia Parcial, Laqueadura, Cesárea e Perineoplastia. 

O diretor do hospital, o Dr. Patrick Costa, explica um dos principais benefícios da chegada do Centro Cirúrgico para a unidade. “A previsão é que com a inauguração e o pleno funcionamento do Centro Cirúrgico o hospital realize cerca de 500 cirurgias gerais atendendo a necessidade e a comodidade dos usuários da região dos Cerrados”, destacou o diretor.

Ele destacou ainda as melhorias que o hospital recebeu nos últimos meses. “Em relação as melhorias dos últimos 6 meses tivemos a ampliação da capacidade de leitos (de 26 para 51), ampliação de consultórios de atendimentos médicos e clinicas de imagens; climatização de 90% dos setores da Unidade de Saúde; implantação do novo anexo administrativo; implantação do sistema de Gestão de Segurança Eletrônica; ações de prevenção, eliminação e combate a possíveis ameaças á saúde, melhoria dos postos de enfermagem e das enfermarias e redução de 70% de transferências de pacientes para outras unidades de referência, além da adequação do espaço SAMVIS para habilitação dos serviços”, apontou o Dr. Patrick Costa.

Atualmente o hospital tem a capacidade de 51 Leitos (11 clínica médica geral, 10 clinica obstétrica, 10 clinica cirúrgica, 04 recuperação anestésica, 5 clínica pediátrica, 08 urgência/observação, 02 estabilização,  01 isolamento) e atende mensalmente cerca de 3.000 pacientes nos serviços da clínica geral, obstetrícia, ortopedia, exames de imagens, exames laboratoriais, atendimentos com psicólogos, fisioterapeutas e nutricionista.

Em 2020 o hospital tem a previsão para realização de mutirões de cirurgias gerais, mutirões de exames de mamografia, ampliação dos serviços de imagens e laboratoriais, serviços de retaguarda na urgência e emergência, serviços de pesquisa de satisfação dos pacientes, programas de formação continuada e capacitação dos profissionais de saúde.