O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, entregou, neste domingo (22) para a Polícia Militar três mil garrafas de álcool em gel e oito mil máscaras de proteção. Já para a Polícia Civil, foram distribuídas mil garrafas de álcool em gel e 2.500 máscaras. A previsão é que nas próximas semanas sejam entregues mais Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para as corporações. O material servirá de proteção para as forças polícias que atuarão no combate ao novo coronavírus (Covid-2019).

“Essa é uma situação que envolve a todos, e estamos garantindo nosso apoio incondicional a esta importante missão para o povo do Piauí. Realizaremos um monitoramento de controle com quem está chegando. É preciso que haja acompanhamento e controle para não ter nenhuma disseminação do vírus através de pessoas infectadas. Para isso, as barreiras serão montadas em cada município para que tenhamos um acompanhamento rigoroso”, destaca coronel Lindomar Castilho, comandante geral da PM.

O delegado Sebastião Alencar, gerente de polícia metropolitana, esclarece que o trabalho que será realizado é para transmitir mais segurança à sociedade. “Queremos deixar claro, em nome da Polícia Civil, que esse trabalho de integração com a Secretaria de Saúde é no sentido de transmitir tranquilidade para a sociedade. Com os EPIs liberados pela Sesapi, os policiais que trabalharão em atendimento ao público também estarão protegidos”, afirma o delegado.

O secretário Florentino Neto aproveitou para agradecer ao secretário de Segurança Fábio Abreu pela parceria que será fundamental para o controle das barreiras. “Esse reforço vai nos permitir orientar as pessoas que trafegam por nossas estradas sobre a necessidade de isolamento e adoção de ações preventivas de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde”, finaliza.

Segundo Florentino Neto, as polícias vão atuar nas barreiras sanitárias, orientando as pessoas que estão chegando de outras localidades sobre as ações de prevenção ao novo corornavírus. “Estamos adotando mais uma medida para fins de prevenção e controle da transmissão no novo coronavirus (Covid-19) no estado. Com o apoio das policias, prefeituras e secretarias de saúde realizaremos o monitoramento através das barreiras sanitárias”, explica o secretário.

Por: Elis Pegado