Os pacientes que vieram a óbito são das cidades de Avelino Lopes e Redenção do Gurguéia, ambos com atendimento em  Bom Jesus; São João da Varjota, atendido em Oeiras; Anísio de Abreu e Guaribas, atendidos no Hospital de São Raimundo Nonato  e dois casos de Teresina. Desses sete casos, três deram negativos para Covid-19. Os outros quatro casos suspeitos continuam sendo investigados.

Os pacientes atendidos em Bom Jesus, um homem de 77 anos e uma criança de sete anos;  uma criança do sexo feminino de  13 anos, atendida em Oeiras; uma criança de um ano de idade, do sexo feminino e um homem de 52 anos, atendidos em São Raimundo Nonato, além de dois homens de Teresina, de  53 e 19 anos, coletaram amostras de swab que foram enviadas ao Lacen para  investigação dos óbitos.

De acordo com a coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde, a investigação dos três óbitos que foram descartados para Covid-19, positivaram para os vírus da influenza A e B, que estão circulando no estado. No caso da Influenza A e B, o paciente tem sintomas que incluem febre, prostração e dores no corpo, que se estendem entre três e sete dias, com possibilidades de desenvolver um quadro pulmonar. 

Para fazer a análise do Painel Respiratório e Covid-19, são utilizadas amostras de secreção do nariz e da garganta do paciente. A coleta é feita com hastes de plástico, que tem um material parecido com algodão nas pontas. Depois, essas hastes são colocadas em um tubo, que tem toda a identificação dos pacientes.

Os técnicos realizam primeiramente o Painel Respiratório (Influenza-A, Influenza-B, Metapneumo, Sincincial Respiratório, Parainfluenza 1, 2 e 3 e Adenovírus). Só após a negativação desse exame, ele é testado para o Covid-19. “ O Lacen está trabalhando em sua capacidade máxima para  atender a demanda, que aumentou muito nos últimos dias”, afirma o secretário Florentino Neto.