O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), fez hoje (04/06) a doação de seis respiradores para os hospitais das cidades de Pedro II e Parnaíba. Foram doados cinco respiradores para o Hospital Nossa Senhora de Fátima, que será reaberto com leitos destinados a receber pacientes com a Covid-19. O Hospital Maternidade Josefina Getirana Neta, localizado em Pedro II, recebeu a doação de um respirador.

Os equipamentos de Parnaíba foram recebidos pela representante da Secretaria Municipal e os de Pedro II, pelo prefeito Alvimar de Oliveira. De acordo com o prefeito, o Piauí tem se destacado no trabalho de controle da pandemia por causa do esforço do Governo em ajudar a todos os municípios. “ Quero agradecer o empenho do governador Wellington Dias e dos deputados estaduais Wilson Brandão e Franzé Silva, que sempre olham por nós”, afirma o prefeito.

Segundo o secretário de saúde, Florentino Neto, a orientação do governador Wellington Dias é a união de todos para vencermos esta guerra. “ Os equipamentos são fundamentais para a montagem de leitos de UTI e de Estabilização que são essenciais para o tratamento de pacientes da Covid-19. A melhoria na estrutura de saúde dos hospitais aumentam a qualidade do atendimento à população”, explica o secretário.

O Estado do Piauí recebeu essa semana 141 respiradores, sendo 100 estacionários, comprados na Turquia; 10 estacionários do Ministério da Saúde; 10 de transporte do Ministério da Saúde e 21 respiradores estacionários comprados na empresa Magnamed, em São Paulo.