O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), enviou, ao todo, dez respiradores para hospitais da região Sul do Piauí. Foram cinco equipamentos para o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, e outros cinco para o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, localizado na cidade de Bom Jesus.

Segundo a diretora do Hospital de São Raimundo Nonato, Nilvania do Nascimento, a unidade de saúde possui dez leitos de UTI para atendimento de pacientes com Covid-19 e 20 leitos clínicos respiratórios. “ tualmente, temos seis pacientes nos leitos clínicos e um na UTI. Com esses respiradores novos que recebemos do Governo, vamos montar mais cinco leitos e aumentar nossa capacidade de atendimento”, diz a diretora.

No Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, a estrutura montada foi de oito leitos no Pronto Socorro e dois na estabilização para atender pacientes com infecção do novo coronavírus. Segundo o diretor do hospital, Helder Meneses, com a doação dos novos respiradores pelo Governo do Estado, a capacidade de atendimento vai aumentar. “Além dos cinco respiradores que vamos receber do Governo do Estado, também teremos a doação de mais cinco equipamentos da empresa Enel Green Power Brasil. Nosso atendimento vai melhorar”, afirma o diretor.

O Estado do Piauí recebeu essa semana 141 respiradores, sendo 100 estacionários, comprados na Turquia; dez estacionários do Ministério da Saúde; dez de transporte do Ministério da Saúde e 21 respiradores estacionários comprados na empresa Magnamed, em São Paulo.

Por: Eli Lopes