Ascom  - Hospital Regional Justino Luz Hospital Regional Justino Luz e FEPISERH recebem doação de máscaras de VNI para o tratamento da covid-19

Na manhã desta terça-feira (13), a equipe de Fisioterapia do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, recebeu através do Projeto Motirô, a doação de 10 máscaras de mergulho adaptadas para a realização de ventilação não invasiva (VNI). As máscaras serão utilizadas para auxiliar no tratamento de pacientes acometidos pela covid-19. 

O Projeto Motirõ tem como objetivo construir soluções técnicas de baixo custo e alto impacto para oferecê-las gratuitamente para o tratamento da Covid-19.  A iniciativa partiu da fisioterapeuta Samara Ravenny junto a coordenação de Fisioterapia do Hospital, que inscreveu o Justino Luz no projeto para conseguir a doação.  

Motirõ é uma palavra Tupi-Guarani que significa "reunião de pessoas para colher ou construir algo juntos, uns ajudando os outros". 

Para os coordenadores do setor de fisioterapia, João Filho e Jarlan Ted, essa foi uma conquista de grande importância para a população que necessita de assistência respiratória no hospital. "Inscrevemos o hospital para conquistar essas máscaras e para nossa surpresa, da primeira vez já vieram 10 unidades, trazendo mais benefícios aos pacientes internados com covid-19 sendo um ganho enorme para toda a população", destaca João Filho.

O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), Pablo Santos, órgão que administra o hospital, ressalta a importância dessas parcerias para a melhoria dos atendimentos. "Mesmo com toda a estruturação e aparelhamento que a Fepiserh vem promovendo no Hospital de Picos, a cooperação de outras entidades e projetos, como o Motirõ, são benéficas no sentido de oferecer alternativas que elevam os serviços e otimizam o acolhimento, sendo assim, só temos a agradecer a doação, assim como, a iniciativa das equipes em buscar colaborações", avalia Pablo.  

A diretora-geral do HRJL, Samara Sá, reconhece a importância de trabalhar com equipes proativas. "Estamos muito felizes com essa conquista pois agora oferecemos mais uma alternativa de tratamento para os pacientes com síndrome respiratória aguda grave. Parabéns à equipe pelo empenho e por trabalhar sempre em busca do melhor", comenta.

O Hospital Regional Justino Luz é referência para o tratamento da Covid-19 na macrorregião de Picos, abrangendo mais de 40 municípios e assistindo mais de 600 mil pessoas. A unidade de saúde conta com 20 leitos de UTIs e 35 leitos clínicos no setor de Síndrome Respiratória Aguda Grave , mais 10 leitos de terapia intensiva para pacientes com outras patologias, além de ventiladores de transportes para deslocamento.

Ascom  - Hospital Regional Justino Luz