Profissionais do Hospital Getúlio Vargas (HGV) participam do 3° Workshop do Projeto Lean nas Emergências, realizado nesta sexta-feira (23), das 9h às 17h. O HGV está entre as 40 unidades selecionadas em todo o Brasil para participar do projeto com a implantação de ações com foco na redução de filas para cirurgias.

Para o consultor do projeto, especialista em processos do Hospital Sírio Libanês, Adriano Sales Fernandes, a participação do HGV está atendendo as expectativas. “Nessa última visita presenciamos bons resultados. Somente em um dia, três cirurgias deixaram de ser suspensas, por conta de tomadas de ações identificadas no Huddle (micro-reuniões realizadas três vezes ao dia diante do painel do mapa cirúrgico), pois conseguimos realocar e não foram suspensas”, conta Adriano.

Sales explica que o principal foco está sendo a redução das filas de cirurgias. “Para isso, estamos acompanhando o gerenciamento diário no centro cirúrgico “Huddle”, onde temos um painel de gestão à vista. Juntamos uma equipe multiprofissional e olhando para esse mapa três vezes ao dia podemos encontrar os problemas que acontecem no meio do processo, para não chegar ao fim do dia e perceber que as coisas não saíram como planejadas”, explica o consultor.

Durante o workshop, o Hospital Getúlio Vargas vai participar com outras unidades selecionadas em todo o Brasil e discutir suas experiências. A iniciativa, que já entra no quarto ciclo, busca otimizar fluxos no atendimento hospitalar de urgências e emergências de forma sustentável, integrada e resolutiva, melhorando o atendimento.

“O Projeto Lean tem contribuído com o treinamento da equipe em ferramentas de gestão muito importantes para a melhoria da gestão hospitalar, otimizando os fluxos e giro de leitos. Esperamos, ao fim do projeto, alinhar melhor o funcionamento do centro cirúrgico e reduzir as filas de espera por cirurgias no HGV”, explica o diretor Gilberto Albuquerque.

Por: Fátima Oliveira e Solinan Barbosa