O Governador Wellington Dias e o Secretário de Saúde Florentino Neto realizaram visita ao Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, localizado em Bom Jesus, nesta sexta-feira (23).Durante a visita, foi realizada a inauguração oficial dos nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)que atenderão aos pacientes em tratamento para a Covid-19. As UTIs, implantados na unidade no dia 1° de Outubro, foram resultado de investimentos do Governo do Estado em parceria com a Enel Green Power.
Atualmente, a UTI da unidade desde o início do seu funcionamento já atendeu 17 pacientes e conta com uma lotação atual de 7 leitos ocupados.
Segundo o governador Wellington Dias, a implantação de UTIs no sul do estado é o resultado de do trabalho realizado em todas as regiões para descentralizar os atendimentos de saúde.
“Dentre os compromissos que assumi, está esse de prosseguir com a descentralização de atendimentos na área da saúde. Lembro que, ainda no meu primeiro mandato, qualquer situação de média e alta complexidade tinha que recorrer a Teresina e fomos ampliando, chegando agora na região sul do estado. Para mim, é uma alegria entregar esses nove leitos de UTI para Bom Jesus e para toda essa região, ampliando o atendimento. Isso que significa salvar vidas, cuidar da saúde do nosso povo”, ressaltou o chefe do executivo estadual.
O Secretário Florentino Neto destaca que durante o período da Pandemia, o governo do estado e a Sesapi não vem medindo esforços na estruturação de toda a rede estadual de saúde, uma vez que atendimento e serviços de qualidade para a população são essenciais para vencer a pandemia.
“São diversos investimentos na saúde que viemos trabalhando durante a pandemia, buscando estruturar e melhorar a qualidade do serviço para nossa população. Recentemente entregamos o centro de reabilitação para pacientes com sequelas da Covid-19 em Panaíba e agora estamos em Bom Jesus, inaugurando leitos que já estão atendendo a população. É preciso lembrar ainda que todo o nosso trabalho continua, mas que é necessário manter os cuidados e uma atenção redobrada nas orientações médicas para reduzir os novos casos, juntos conseguiremos enfrentar a pandemia com sucesso”, disse o secretário.
“Estamos entregando os leitos de UTI para atender a população do extremo Sul do Piauí, no Território da Chapada das Mangabeiras. A estrutura já conta com equipe completa de médicos intensivistas, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos, assistentes sociais, entre outras áreas”, destacou Helder Meneses, diretor do hospital.
De acordo com Helder Meneses, por conta do momento da pandemia, os leitos serão destinados exclusivamente aos pacientes com Covid-19. “Agora os pacientes Covid, que precisarem de leitos de UTIs poderão ser regulados para o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, onde contaram com uma equipe capacitada para atender 24 horas”, pontua o diretor do hospital.
Após a pandemia, os leitos passarão a atender pacientes que vierem a precisar de atendimento especializado. “Este é o legado que estamos deixando para Bom Jesus. Um hospital com boa estrutura, equipado e com profissionais qualificados para atender a população local e vizinha”, pondera Helder Meneses.
 Após a inauguração da UTI a comitiva do governador irá para Corrente, para a ampliação das UTIs do município.