A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), realizou nesta quinta-feira (22), mais uma capacitação destinada a diretores e coordenadores da Rede de Ensino Estadual. A capacitação foi uma solicitação da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).

O objetivo da capacitação era reforçar o cadastro das escolas, junto ao Sistema PRO PIAUÍ, com o preenchimento do Plano de Segurança Sanitária e Contenção da COVID-19, onde devem constar as evidências que subsidiarão o monitoramento da vigilância sanitária sobre as medidas higienicossanitárias estabelecidas no Protocolo Específico para a área de Educação.

Os alunos da 3° série do Ensino Médio, Pré-Enem foram autorizados em outubro ao retorno das aulas presenciais e os estudantes a partir da segunda metade do curso superior ou técnico estão autorizadas a exercer estágios e práticas.

Para que as aulas retornem de forma segura, as instituições de ensino precisam seguir as medidas higienicossanitárias estabelecidas no Protocolo Geral e o Protocolo Específico para Educação, conforme as orientações divulgadas pelos órgãos de saúde. A decisão para o retorno foi baseada nas orientações do Centro de Operações Emergenciais do Piauí (COE), pautadas no gerenciamento do risco epidemiológico.

Mais de 300 educadores participaram da capacitação, que aconteceu de forma remota e teve principalmente, o incentivo da Vigilância Sanitária para a efetivação do cadastro no Sistema PRO PIAUÍ.

Além da DIVISA, estiveram na condução da capacitação, os profissionais da ATI, desenvolvedores do Sistema.

Por: Cynthia Veras