O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) realiza mais uma campanha de doação de sangue. Desta vez a Zona escolhida foi a Sudeste. A campanha acontece nos dias 26 e 27 de Outubro, no Teatro João Paulo II, localizado na região do Grande Dirceu, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h nos dois dias.

Desde Junho, a Unidade Móvel vem percorrendo os bairros de Teresina na tentativa de aumentar o estoque do hemocentro que sofreu uma queda de 50% no número de doações devido a pandemia do novo coronavírus.

O Hemopi já promoveu campanhas na Ponte Estaiada, Mocambinho, Saci e Bela Vista e chega agora ao Dirceu. “Foi uma alternativa que encontramos de nos aproximar dos doadores, visto que por conta da pandemia, as doações tiveram uma redução de 50%”, explica do diretor Jurandir Martins.

O diretor lembra ainda que todos os dias é preciso ter todos os tipos de sangue no estoque no Hemopi para atender a rede pública hospitalar e parte da rede privada.

 “Somos o único hemocentro do Estado do Piauí e temos uma demanda por sangue que é diária e precisa ser atendida. Com o retorno das cirurgias eletivas, a demanda está próxima da que tínhamos antes da pandemia, porém as doações diminuíram. É preciso equilibrar essa balança e reforçar o pedido para que a população que está saudável e apta a doar venha colabore com o Hemopi”, diz Jurandir Martins.

Veja os requisitos básicos para doar sangue:

- Ter entre 18 e 69 anos;

-Menores entre 16 e 18 anos incompletos podem doar sangue, mas somente com autorização dos responsáveis;

- Apresentar documento oficial com foto válido em todo território nacional;

- Pesar acima de 50kg;

- Estar saudável, sem sintomas de gripe ou resfriado;

- Estar bem alimentado e descansado;

- Não ter ingerido bebida alcóolica 12 horas antes da doação ou fumado 2h antes

Caso queira, o doador também pode agendar a doação em uma das 4 unidades do Hemopi: 

Teresina (86) 98894 6614

Parnaíba (86) 9 8894 7159 

Picos (89) 9 8801 1717 

Floriano (89) 9 8801 1984