O município de Água Branca, localizado a 97 Km de Teresina, vai ganhar um Centro de Parto Normal. A reunião para decidir a abertura foi realizada hoje (29) entre o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto; o Superintendente do Sistema de Saúde da Sesapi, Jefferson Campelo; o prefeito de Água Branca, Júnior Ribeiro e o ex-prefeito, Jonas Moura. 

A reunião faz parte do Programa de Proteção à Saúde Materna, que prevê a descentralização dos partos com melhor assistência à saúde materna no Piauí. Segundo o Superintendente, Jefferson Campelo, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) precisa manter o seu atendimento a partos de alto risco. 

“Hoje a gente enfrenta uma lotação na MDER porque lá está centralizado atendendo todos os tipos de partos. A abertura do Centro de Parto Normal será um divisor de águas para que mulheres de outras cidades não precisem vir à Teresina para ter seu filho”, diz o superintendente.

De acordo com o secretário Florentino, depois de Água Branca, outros municípios também devem ganhar Centros de Partos Normais. “Teresina, Altos e União serão as próximas cidades a dispor do serviço para melhorar o atendimento materno infantil no Piauí. As gestantes vão poder ser atendidas nos seus próprios municípios”, explica o secretário.