Nesta quinta-feira (29) a Comissão Intergestora Bipartite do estado do Piauí aprovou em reunião da CIB, de acordo com a resolução CIB-PI N° 025/2021, a utilização do estoque de vacina do estado para completar 100% da aplicação da 1° dose da vacina contra a Covid-19 no extrato populacional de 60 a 64 anos. De acordo com dados do vacinômetro da Sesapi, o estado conta com um estoque de 29.468 doses de vacina da AstraZeneca e de acordo com a resolução aprovada em CIB, serão utilizadas 29.090 doses para fechar os 100% do grupo definido. 

"Todo esse levantamento é baseado nos números populacionais do Plano Nacional de Imunização (PNI), onde podemos observar que faltam 22,6% do total dessa população de 60 a 64 anos. Dessa forma, estamos garantindo a primeira dose para 100% deste grupo, mas já temos um planejamento para garantir também a segunda dose para essa população", anuncia o secretário de estado da saúde, Florentino Neto. 

Para garantir a segunda dose, a Secretaria de Estado da Saúde fez um planejamento onde foi verificado todos os levantamentos de segundas doses correspondentes a vacinas da AstraZeneca que devem ser aplicadas no estado, e os respectivos períodos que essas doses devem ser recebidas pelo Piauí. Dessa forma, no período de três meses existe a previsão de arrecadamento, através dos lotes de vacinas que forem sendo recebidos, do quantitativo necessário para aplicar a segunda dose em 100% do grupo de 60 a 64 anos.  

De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde, Cristiane Moura Fe, existe a previsão de que até 15 de maio, oPiaui receba em uma remessa a quantidade de vacinas que permitirá arrecadar as 25 mil doses que serão destinadas para suprir a segunda dose deste grupo, sobrando todo o mês de Junho para que se arrecade o restante das doses.

Com isso, o estado não ficará sem reserva técnica para suprir qualquer necessidade extraordinária dos municípios no que diz respeito a vacinação contra a Covid-19. 

"Nunca o estado pode ficar sem uma reserva mínima, na 15° pauta de recebimento das vacinas contra a Covid-19, nós teremos cerca de sete mil doses para a reserva técnica do estado, sendo que, por outra decisão de CIB, nos precisamos encaminhar 1% da reserva para a vacinação de pessoas com deficiência, mas o importante é que o estado não ficará sem uma reserva", fala Cristiane. 

Por causa da operação para envio das vacinas a fim de realizar a primeira dose da imunização em 100% da população de 60 a 64 anos, os trabalhos para realizar os complementos de vacinação de outros grupos, processo que vem sendo realizado semanalmente em todo o estado baseado em informes dos municípios sobre parcelas de grupos prioritários que não foram contemplados pelas quantidades previstas no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, serão suspensos pela semana, sendo retomadas na semana seguinte a medida do estoque disponível.  


O secretário de Saúde, Florentino Neto, destaca que os trabalhos de envio das doses  para o interior já serão realizadas no final de semana, dessa forma os municípios poderão continuar a vacinação do grupo de 60 a 64 anos a partir da próxima semana. " Com a finalização desse grupo poderemos planejar a vacinação de 59 anos dos grupos prioritários e comorbidades", pontua o gestor.