Hospitais públicos do Estado do Piauí receberam esta semana doações de equipamentos feitas pelo humorista piauiense Whindersson Nunes. As unidades de saúde receberam equipamentos concentradores de oxigênio para o tratamento de pacientes com Covid-19.

As doações foram realizadas para hospitais localizados no interior no Piauí como o Hospital Tibério Nunes, de Floriano; Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Parnaíba; Hospital Regional Leônidas Melo, em Barras; Hospital Estadual Júlio Hartman, em Esperantina; Hospital Local de Luzilândia; Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri;

Além do Hospital Regional Dr. Francisco Ayres Cavalcante, localizado em Amarante; Hospital de Demerval Lobão; Hospital Dirceu Arcoverde, em Uruçuí; Hospital Bom Jesus, em São João do Piauí e Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros, em Corrente.

Os hospitais receberam concentradores de oxigênio e aparelhos Bipap, que vão contribuir na assistência aos pacientes em tratamento de Covid. Os concentradores de oxigênio são máquinas que funcionam fornecendo a substância a partir do ambiente. Eles são práticos, pois são portáteis e utilizam pouca energia elétrica. O preço de um equipamento varia de R$ 6 a R$ 9 mil.

Um Bipap é um aparelho compressor de ar utilizado para tratar doenças pulmonares que causam insuficiência respiratória e diminuem os níveis de oxigênio no organismo. O preço de um aparelho pode chegar a R$ 6 mil.