Na semana em que o Hospital Getúlio Vargas completou seus 80 anos de atendimento a população piauiense, a instituição também iniciou os procedimentos cirúrgicos cardíacos. Na manhã deste último sábado (08) a primeira cirurgia foi realizada com êxito pela equipe do hospital. O procedimento foi uma revascularização do miocárdio por ponte de safena, onde é utilizada uma parte da veia safena para desviar sangue da aorta para as artérias coronárias.

O Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto, junto do Superintendente de Organização do Sistema de Saúde, Jefferson Campelo, e do diretor do HGV, Dr. Osvaldo Mendes acompanharam o início do procedimento.

“Foi um dia histórico para o serviço de saúde pública do Piauí. A equipe conduzida pelos cirurgiões cardíacos Dr. Daniel Siqueira e pelo Dr. Raimundo Barros e o anestesista Fernando Martins realizaram o primeiro procedimento do novo serviço de cirurgia cardíaca do HGV no último sábado. Tivemos um trabalho árduo como SESAPI, juntamente a FEPISERH e o Dr. Osvaldo Mendes, para trazermos esse tipo de assistência médica aqui para o HGV e só podemos parabenizar a todos que lutaram para esse sonho se tornar realidade e a toda a equipe médica multiprofissional que a partir deste último final de semana irá garantir a realização das cirurgias”, aponta o secretário Florentino Neto.

O Médico Jefferson Campelo, Superintendente de Organização do Sistema de Saúde da Sesapi destaca que a implantação do serviço preenche uma lacuna que o sistema de saúde do estado tinha. “Esse foi um compromisso que nós assumimos por uma determinação do secretário de saúde, onde nós precisávamos trazer esse serviço para a nossa população, e neste final de semana vimos os frutos desse trabalho, com o primeiro piauiense passando pela cirurgia. A população pode ficar consciente de que esse será um serviço que irá continuar e trará grandes benefícios para todos”, aponta o superintendente.

Para o diretor da Unidade, Dr. Osvaldo Mendes, o início do serviço é o maior presente que o HGV poderia ganhar nos seus 80 anos. “Nós já tivemos outras tentativas no passado para a implantação do serviço, mas finalmente conseguimos trazer esse tipo de cirurgia para nossa unidade. Temos uma importância social imensa agora, as doenças cardíacas são responsáveis por um terço das mortes no Brasil e no mundo todo, então temos agora um hospital estadual que ajudará a tratar as pessoas acometidas por essas enfermidades”, fala Osvaldo Mendes.

O cirurgião cardíaco Raimundo Barros, foi um dos profissionais que conduziu o primeiro procedimento e explica que o início do serviço no HGV simboliza uma nova era para todos os piauienses na questão serviços de saúde. “Iniciamos o serviço com um procedimento de revascularização do miocárdio e estamos contentes de participar desse novo momento do HGV, no processo de construir um serviço de qualidade na área da cirurgia cardiovascular”, destaca o cirurgião.

“Esse primeiro paciente representa uma fila de pessoas carentes do nosso estado que sofriam com doenças graves do coração e que precisavam dessa assistência. A partir desse momento a população passa a contar com essa assistência, tendo um serviço de qualidade e uma equipe multiprofissional de alto nível para o qual recorrerem nesse momento”, aponta o cirurgião cardíaco Daniel Siqueira.