O Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi novamente autorizado e requalificado por mais três anos pelo Ministério da Saúde. A decisão foi anunciada pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), órgão encarregado pela análise ética de todas as pesquisas científicas envolvendo seres humanos realizadas nas instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Para o coordenador do CEP do HGV, Arquimedes Cavalcante, essa autorização de funcionamento proporciona credibilidade às pesquisas realizadas no hospital e em todas as instituições públicas e privadas. “Qualquer pesquisa científica que envolva pacientes precisa passar pela autorização do Conep, mesmo as grandes publicações nas revistas científicas, somente aceita o trabalho, se passar por esta avaliação do Sistema CEP/Conepe, daí a importância do funcionamento deste Comitê”, explica o médico.

O diretor do HGV, Osvaldo Mendes, explica que toda pesquisa envolvendo seres humanos deverá ser submetida à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa. “Assim, cabe à instituição onde se realizam pesquisas a constituição e o bom funcionamento do CEP”, explica o gestor. Ele acrescenta que o CEP do HGV avalia as pesquisas não somente do HGV, mas de várias instituições públicas e privadas e das Instituições de ensino conveniadas ao hospital.

Fonte: Ascom HGV