Na última quarta-feira (04) O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, que vem sendo o Hospital de referência dentro do estado do Piauí durante a pandemia de Covid-19, completou 48 anos de funcionamento, levando uma assistência médica de qualidade para toda a população que necessitou dos seus serviços. Durante a data foi realizada a celebração do aniversário da unidade, com uma celebração no prédio administrativo e também na estrutura do hospital, com os colaboradores.
Durante a ocasião, o Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto destacou a importância do trabalho que a unidade tem feito desde o início da pandemia. “O Natan Portella vem sendo desde sua criação uma das unidades de saúde pública mais importantes do estado, estamos celebrando 48 anos de sua história, e agradecemos a todos que fazem parte dela pelos trabalhos prestados aos piauienses”

O Secretario destaca ainda que o hospital recebeu investimentos nos últimos anos próximos de R$ 20 milhões de reais. “ Foram melhorias estruturais e garantias de equipamentos, que asseguraram e vão assegurar melhorias na qualidade de atendimento da nossa população, evoluindo cada vez mais os serviços de saúde pública que o hospital oferece”.
Com toda sua estrutura sendo concluída no ano de 1973, mas com algumas dificuldades de gerenciamento, a unidade começou de fato a atuar pela saúde dos piauienses no ano seguinte, quando uma grande epidemia de meningite dentro do estado trouxe a necessidade de um espaço especializado para atendimento da população acometida pela doença. A partir desse momento a unidade começa a funcionar como Hospital de Doenças Infecto Contagiosas (HDIC).

O médico infectologista José Noronha, atual diretor da unidade, destaca que a unidade teve papel fundamental em diversos momentos da saúde piauiense.
“Desde sua fundação, cada vez mais a unidade se destacava no atendimento a população em momentos de crise. HIV, H1N1 e mais recentemente a Covid-19 são alguns dos momentos que o instituto vem demonstrando toda sua essencialidade para a saúde do Piauí. É preciso destacar ainda que sempre tivemos um suporte para a população mais frágil, mostrando qualidade de atendimento acolhedor para pessoas com doenças estigmatizantes”, apontou o diretor.

A diretora técnica da unidade, a médica infectologista Elna Amaral destaca que por ter um perfil de lidar com doenças infecciosas e de contagio bastante elevado, a unidade sempre teve um grande cuidado tanto no gerenciamento dos pacientes assim como no acolhimento.
“Além de todo um preparo estrutural para garantir uma estadia de qualidade para os pacientes, o hospital também sempre teve um olhar para a assistência psicológica, efetuando esse serviço com qualidade tanto para os pacientes como também para a equipe de profissionais da unidade, garantindo um acompanhamento sobre todas as situações que acontecem na unidade”, destaca a diretora.
O hospital, durante a pandemia, conta com 75 leitos em funcionamento sendo 27 de UTI, todos funcionando seguindo os protocolos sanitários. “Temos 75 leitos em funcionamento sendo 27 de UTI. Com a finalização das obras de ampliação que a  unidade está recebendo, teremos 103 leitos, destes serão 30 leitos de terapia intensiva sendo 20 deles da primeira unidade respiratória do Piauí, que terá foco em atender a população em situações como essa de epidemias de doenças respiratórias, onde precisamos de um espaço com mais segurança para pacientes; familiares e profissionais”, concluiu o Dr. José Noronha.
O Secretario Florentino Neto aponta que por 48 anos o Instituto vem fazendo um trabalho de excelência trazendo cuidados para a saúde do povo piauiense e que agora na pandemia qualquer um pode perceber a importância do trabalho desempenhado pelo hospital. “O Natan Portella é hospital de referência  do estado nesta pandemia e temos a convicção que o trabalho desempenhado pela unidade é um dos principais responsáveis pelos bons resultados do estado no tratamento de casos de Covid-19. Agradecemos os trabalhos de todos que fazem e fizeram parte da historia do hospital, e temos a certeza que a saúde pública do Piauí não seria  a mesma sem os esforços de cada um”, apontou o Secretário