A Secretaria de Estado da Saúde,  através da Gerência de Atenção à Saúde Mental realizou na manhã desta quinta-feira (14), uma ação no pátio da Sesapi em alusão ao Dia Nacional de Saúde Mental, celebrado no último dia 10 de Outubro. Durante a ação, foram comercializadas e expostas obras dos assistidos pelos serviços residenciais terapêuticos do Pirajá, Leste e do Centro de Atenção Psicossocial.  Na programação também foi disponibilizado o serviço de auriculoterapia e uma reflexão sobre a importância da saúde mental na atualidade.

A gerente de Saúde Mental da Sesapi, Virginia Pinheiro, destacou a importância de se discutir sobre as políticas direcionadas a saúde mental e a atenção psicossocial. “O dia alusivo destaca a política de saúde mental como direito ao fortalecimento da rede de atenção psicossocial. Trabalhamos informações sobre a importância de se identificar, diagnosticar e direcionar os cidadãos aos serviços disponíveis na rede de atenção casos que possam ser ajudados”, explica a gerente.

Ela ressaltou que o evento realizado hoje buscou mostrar o protagonismo dos usuários dos serviços da rede de atenção psicossocial. “Nesse momento, levar o trabalho das pessoas assistidas para o público mostra como é importante ter serviços que se integrem com eles, garantindo um progresso humanizado e com atenção especializada e de qualidade para todos”, reforça a psicóloga.