Na manhã da última terça-feira (19) os coordenadores das bases do Samu do estado do Piauí estiveram reunidos com técnicos do Ministério da Saúde para discutir o Projeto REDMINE, que trabalha um novo modelo de gestão para a frota de veículos do serviço.

Foram discutidos também a responsabilidade técnica dos coordenadores do SAMU diante de suas equipes profissionais e a implantação do núcleo de segurança do paciente nas bases do SAMU estadual.

A coordenadora do Samu Estadual, Cristiane Rocha, destaca que foram duas reuniões realizadas para trabalhar os pontos, que ao serem implantados devem otimizar ainda mais os serviços de assistência à saúde da população prestados pelas equipes do Samu.

“Nós nos reunimos na segunda-feira, dia 15, e nesta última terça-feira, dia 19, e estamos trabalhando para melhorar cada vez mais o serviço prestado pelas nossas unidades. Com o projeto REDMINE temos uma gestão por parte do Ministério da Saúde sobre a frota de veículos do Samu alterando os requisitos para a troca de veículos, tendo uma visão completa da situação dos veículos e permitindo uma renovação dessa frota de veículos de forma mais organizada”, aponta a coordenadora.

Ela destaca ainda que a implantação do núcleo de segurança do paciente e a discussão sobre a responsabilidade técnica dos coordenadores do Samu diante das suas equipes ajuda a formar um ambiente mais seguro para os pacientes e para os próprios profissionais que vem atuando no serviço.

Layane Reis é coordenadora da base do Samu no município de José de Freitas e explica que o workshop junto a reunião com o técnico do Ministério da Saúde devem dar uma melhoria para os serviços executados pelas equipes do Samu.

“Este momento foi de grande importância, pois o Samu estadual veio orientar os coordenadores das bases do Samu que estão por todo o estado do Piauí, permitindo assim uma melhoria na qualidade dos serviços desempenhados, e assim promovendo um atendimento de maior qualidade sempre que a população precisar de ajuda”, fala a coordenadora.