Na noite da última terça-feira (19) o município de Uruçuí promoveu uma ação onde foi trabalhado o avanço na vacinação contra a Covid-19 do público jovem. Em menos de 04 horas foram 1.050 vacinas aplicadas na população da faixa etária a partir dos 20 anos de idade. Atualmente, mais de 50% da população do município já completou o esquema vacinal com as duas doses dos imunizantes.

A ideia veio para aumentar ainda mais as taxas de imunização da população da cidade, e que ela foi se adequando para atrair o público mais jovem também, conta a coordenadora de imunização do município, Cynthia Mendes.“Nós pensamos que o público mais jovem não seria atraído para o momento por causa da longa fila de espera, então pensamos que um momento mais animado permitiria um ambiente mais atrativo, os números mostram o sucesso da ação mais de mil vacinas aplicadas”, destacou. 

Na zona urbana a vacinação já chega à faixa de 20 anos enquanto que a zona rural tem a previsão para ser concluída em 15 dias. “No momento é fático que a vacinação contra a Covid-19 é a forma mais eficaz de combater a doença , diminuindo o número de casos e casos graves e ajudando a reduzir o número de infectados e óbitos. Por conta disso, é essencial que todos busquem a vacina assim que ela estiver disponível para você, a vacina é essencial nesse momento”, aponta a coordenadora.

O Secretário de Estado da Saúde reforça que a vacinação da população é a melhor arma contra a pandemia, e que ações como a executada em Uruçuí são exemplos que podem ser seguidos por outros locais para ampliar ainda mais a vacinação no estado do Piauí.

“A pandemia ainda não acabou, mas passo a passo nos vamos avançando para um momento melhor, temos a vacinação que vai avançando cada vê mais no nosso estado e no Brasil como um todo, e precisamos que todos façam sua parte para que passemos logo por essa pandemia, mantenham os cuidados higiênicos e procurem a vacinação”, disse o Secretário Florentino Neto.

Segundo dados do Vacinômetro, até essa quinta-feira (21) já foram aplicadas 2.283.473 primeira dose das vacinas contra a Covid-19 em todo o Piauí. Em relação à segunda dose, ou dose única, foram vacinadas 1.421.566 pessoas. Também já receberam a dose de reforço 21.369 pessoas e 194 municípios do Piauí estão vacinando adolescentes de 12 a 17 anos. Até o momento o Piauí já aplicou 3.705.039 doses de vacinas conta a Covid-19.