A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da coordenação de ISTs, começou hoje(25) a Semana estadual de combate a Sífilis no estado do Piauí.  No período de 25 a 29 de Outubro todos os municípios do estado foram orientados, por meio de nota técnica, a realizarem ações de fortalecimento ao enfrentamento da Sífilis. A Semana remete ao terceiro sábado do mês de outubro, designado como dia nacional de combate a Sífilis.
Karinna Amorin, coordenadora de ISTs da Sesapi explica que as ações como a semana de enfrentamento a sífilis são importantes, mas que os cuidados devem ser mantidos pela população em momentos além das datas com ações sobre o tema.
“Durante toda a semana teremos ações de fortalecimento ao enfrentamento da sífilis. São ações pontuais por conta da campanha, mas ressaltamos que o combate a sífilis é diário e deve ser feito por todo o ano”, aponta a coordenadora.
A programação inclui atividades de testagem e conscientização da população, além de um webinar sobre a temática. No dia 26 acontecerá atividade de testagem para servidores públicos no pátio da SEAD; dia 27 acontecerá o Webinar: “Sífilis- teste e trate, vamos cuidar agora”; dia 28 atividade de testagem na praça Rio Branco e dia 29 atividade de testagem no shopping Rio poty.
“Nós reforçamos o convite para o webinar que vai acontecer no dia 27 de outubro para todos aqueles que querem ter mais informações a respeito da doença, pois somente com a ampliação do conhecimento sobre o assunto, nós já temos um resultado muito bom, com mais pessoas ficando atentas”, aponta a coordenadora.
Segundo dados do Boletim sobre sífilis no estado do Piauí, até o dia 13 de outubro foram registrados 479 casos de sífilis em gestantes e 285 casos de sífilis congênita em 2021.