O Centro de Parto Normal do Hospital Justino Luz, em Picos, inaugurado nesta última quinta-feira (24), já realizou seu primeiro parto. Patrícia Alves deu entrada na unidade de saúde logo após a inauguração, onde teve sua filha de parto normal de forma bem humanizada.

No CPN de Picos as grávidas escolhem a melhor maneira para dar à luz, sempre de forma natural, sem uso de medicamentos, tendo a oportunidade de receber o seu filho em contato pele a pele logo que nasce e amamentá-lo na primeira hora após o parto.

O Centro de Parto Normal segue o modelo de assistência obstétrica, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que realça a mudança no olhar do profissional de saúde sobre a parturiente e sua família, o principal objetivo é humanizar e melhorar a assistência à gravidez, ao parto e ao pós-parto. 

A unidade é equipada com banheira para o trabalho de parto, além de outros equipamentos para o estímulo à evolução do parto, como barra fixa, bola suíça, além de assistência 24h com profissionais de enfermagem e fisioterapia para um parto com segurança e humanizado.

Patrícia Alves, mãe da pequena Elisa, relata como foi o atendimento. “Foi algo inexplicável, seriamos transferido para Teresina, mas a bolsa rompeu e então a equipe logo me acolheu muito bem, e eu não imaginava que era tão humanizado assim. A equipe que me acolheu foi incrível”, conta a mãe.

Fabrício Alves, pai da Elisa acompanhou todo o trabalho de parto e disse que realizou um sonho junto com a esposa. “Realmente alcançou todas as nossas expectativas, é um sonho que estamos realizando e ainda está passando aqui um filme na cabeça, fomos muito bem atendidos e só temos a agradecer a toda equipe e direção do hospital”, diz o pai.