O secretário de Estado da Saúde,Neris Júnior, participou,na manhã desta sexta-feira (29) no auditório do CEIR, do evento sobre a Segurança do Paciente e os indicadores dos nossos hospitais, organizado pela Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa)

Na oportunidade, a Dívisa apresentou os dados dos hospitais piauienses a respeito dos indicadores de qualidade na segurança do paciente, além de entregar um certificado da Anvisa reconhecendo as instituições que tiveram os melhores indicadores.

Hospital Getúlio Vargas; Hospital de doenças tropicais Natan Portella e Hospital Infantil Lucídio Portella foram as três unidades da rede de saúde estadual que receberam o certificado da ANVISA por atingir índices positivos nos indicadores avaliados. O Hospital Getúlio Vargas foi a única unidade do estado que ao ser avaliada atingiu nota máxima nos indicadores.

Durante o evento o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, entregou os certificados para os representantes das unidades hospitalares com os melhores indicadores no estado que diz respeito aos protocolos de segurança do paciente. 

“É importante ter esse reconhecimento dos nosso hospitais, verificar e reconhecer a qualidade dos serviços de saúde que existem no nosso estado. Estou ainda mais feliz por contarmos com três unidades da nossa rede estadual de saúde na lista das unidades com alta conformidade. Além disso, o HGV atingiu o maior nível nos indicadores, isso só demonstra os resultados do nosso trabalho para melhorar os serviços de saúde do estado do Piauí”, disse o secretario de saúde. 

A diretora da vigilância sanitária estadual, Tatiana Chaves, destacou a importância do evento para que as gestões das unidades de saúde do estado busquem ampliar e melhorar os serviços de saúde ofertados.

“Estamos aqui para apresentar os resultados das práticas de auto avaliação que são definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e monitoradas pela Sesapi, através da DIVISA. Todos os hospitais precisam responder a um questionário onde constam 21 indicadores que indicam se os hospitais estão aderindo aos protocolos de segurança do paciente”, explicou a diretora da vigilância sanitária.

Entre os protocolos estão a higienização das mãos; redução dos risco de queda; redução do risco de ulcera sob pressão; administração de medicamentos de forma segura; comunicação efetiva entre os pacientes e os profissionais de saúde. Os dados recolhidos pelos 23 hospitais analisados permitem uma classificação de conformidade desses hospitais.

O secretário, Neris Júnior, destacou ainda que eventos como esse garantem um acompanhamento da qualidade dos serviços prestados em todo o estado, permitindo assim que a Sesapi trabalhe de forma estratégica para melhorar os serviços da rede estadual de saúde.

“Nós queremos reforçar nosso apoio a eventos como esse, que nos permitem verificar a qualidade dos serviços dos nossos hospitais e dessa forma identificar quais os pontos que cada unidade precisa melhorar, para assim ampliar nossos serviços e garantir mais qualidade e segurança ao atendimento da nossa população em todo o estado”, disse o secretário.