O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, visitou na manhã desta segunda-feira (02) as instalações do Hemopi no centro da capital Teresina. Durante a visita, o gestor acompanhou o trabalho de retomada de filtragem de plasma, a Plasmaférese, que estava suspenso por causa da pandemia da Covid-19.

A Plasmaférese é um tratamento semelhante à hemodiálise, em que o sangue da pessoa é retirado e o plasma é separado. Esse plasma sofre um processo de filtração, em que as substâncias que estão presentes são removidas e o plasma livre de substâncias é devolvido ao organismo. 

O Secretário de Estado da Saúde Neris Júnior destaca que a estrutura do Hemopi ajuda a garantir qualidade para o serviço da população piauiense.  “Viemos acompanhar e verificar o andamento dos serviços do nosso Hemopi além de conversar com os servidores e ver de perto o cotidiano do trabalho. Na visita, acompanhei a retomada dos serviços de Plasmaférese, que é de  suma importância para a saúde dos piauienses”, destaca.

Durante a visita o secretário também acompanhou o andamento das obras de ampliação do novo laboratório de produção de hemocomponentes. “Este será um espaço adequado às leis sanitárias e que produzirá sangue de melhor qualidade para a população, sendo peça fundamental na ampliação dos serviços”, afirma.

As obras tem previsão de entrega no dia 14 de Junho, data reconhecida como Dia Mundial do Doador de sangue. O diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins destacou que esse diálogo direto com a Sesapi é fundamental para levar mais qualidades para os serviços prestados pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí.

“Ter esse diálogo direto com a Sesapi é fundamental para que a gestão estadual possa verificar e entender nossa dinâmica de trabalho e quais são as estratégias para melhorar os serviços do centro. Além de visitarmos todo o centro, nós também demonstramos nossos laboratórios e a equipe multidisciplinar com a qual o Hemopi conta”, disse o diretor.

O Secretário Neris Júnior reforçou o chamamento para a população buscar voluntariamente os serviços de doação de sangue. “Nós verificamos a qualidade do serviço prestado aqui no Hemopi e podemos afirmar que as equipes estão prontas para atender nossa população. Queremos reforçar o chamado para que as pessoas venham doar sangue, aqui elas terão o acompanhamento integral durante o processo de coleta você ainda estará ajudando a salvar vidas”, pontuou o gestor.