O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, foi uma das instituições nacionais selecionadas para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências, que já transformou a realidade de mais de 100 hospitais hospitais do país, mostrando excelentes resultados na redução da superlotação, melhoria de indicadores e qualidade na assistência

O projeto do Ministério da Saúde, é realizado através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), e executado pelo Hospital Sírio Libanês de forma colaborativa com os hospitais Beneficência Portuguesa de São Paulo e Moinhos de Vento.

A participação do HEDA vai acontecer em duas etapas, primeira etapa duração de 6 meses com visitas presencial de forma quinzenal dos profissionais do sírio. Após essa fase o HEDA terá mais 12 meses de acompanhamento remoto para assegurar a continuidade das mudanças.

Uma equipe de profissionais do Hospital Dirceu participou de capacitação em São Paulo sobre a metodologia Lean. 

Segundo a diretora administrativa do HEDA, Janaílda Furtado que participou do evento, falou que o objetivo do projeto é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

Ainda afirma que o projeto é uma esperança para reduzir o problema da superlotação na urgência, bem como a melhoria na qualidade da assistência como um todo, pois eles atuam na reorganização dos processos de trabalho desde a entrada do paciente até a alta hospitalar. 

Estamos bem otimistas com os futuros resultados, a equipe do Sírio é excepcional, voltamos encantados com a metodologia apresentada e temos certeza que faremos um grande trabalho. A nossa equipe está muito engajada e comprometida com mais esse desafio, e iremos buscar a cada dia mais eficiência, qualidade e segurança no atendimento a nossos pacientes dentro do menor tempo possível”, pontuou a diretora.