O  Centro de Operações Emergenciais (COE) do Estado teve sua reunião semanal ordinária na manhã desta sexta-feira (2), para atualizar os dados da pandemia no Piauí, que voltou a registrar aumento de casos com o surgimento de novas subvariantes da ômicron; a BQ1 e BQ1.1.

Foi definido a abertura de 30 leitos exclusivos, entre clínicos e Utis no Hospital Natan Portela, de forma gradativa, para atendimento de pacientes positivos para Covid-19. “ É uma decisão que visa garantir  assistência aos piauienses que por ventura necessitem de atendimento especializado”, destaca Neris.

A Sesapi também vai distribuir nos próximos dias 100 mil testes rápidos de antígeno para detecção de covid-19 para as secretarias municipais e hospitais da rede estadual  como forma de garantir  apoio para que as cidades tenham  estruturas para testagem e atendimento ambulatorial de pacientes com síndromes gripais.

Na última segunda-feira (28), o Governo do Estado publicou decreto determinando o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, públicos ou privados para conter o avanço da Covid-19 no estado. Não houve alteração no decreto em vigor.

Permanece facultativo o uso de máscaras em espaços abertos e semiabertos, com exceção de idosos e imunossuprimidos, para os quais o uso de máscaras permanece obrigatório em qualquer espaço.

No entanto, foi  deliberado na reunião o indicativo de que os servidores em geral devam fazer o uso de máscara em qualquer ambiente que tenha atendimento ao público.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Neris Junior, as medidas adotadas visam reduzir o avanço da Covid-19 no estado. “Essas ações, que poderão ser juntadas a outras a depender da evolução da pandemia, são importantes para que a população esteja melhor protegida”, afirma.