A Secretaria de Estado da Saúde, (Sesapi) realiza mais uma etapa de triagem para consultar pacientes que podem fazer cirurgia de catarata em Teresina. As consultas agora acontecerão na Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, localizado no bairro Mocambinho, na Avenida Freitas Neto, s/n no sábado, dia 10/12 das 7h às 17h.

Para ter acesso às vagas, é preciso que o paciente já esteja inserido no Sistema de Regulação Estadual e/ou Municipal para consulta de oftalmologia/catarata e cirurgia, ou já apresentar sintomas.  O público alvo é formado, preferencialmente, pelos idosos, mas não são excluídos aqueles que têm menos de 60 anos de idade.

A meta da Sesapi para o ano de 2022 era a realização de 12 mil cirurgias, número que foi atingido com os procedimentos feitos na região de Valença no último mês de novembro. Diante da grande procura, foi aprovada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) uma ampliação da meta para 15 mil cirurgias até o final do mês de dezembro.

O secretário de Saúde Neris Júnior credita ao trabalho de descentralização dos serviços de cirurgias eletivas no estado o sucesso dos mutirões e ter atingido as metas estabelecidas. “Para este ano, traçamos a meta de realizar 12 mil cirurgias através do programa de mutirões que a Sesapi. Já chegamos a esse número e ampliamos. Vamos fechar o ano de 2022 com 15 mil cirurgias realizadas, levando mais qualidade de vida à nossa população idosa”, afirma.