A Secretaria de Estadol da Saúde (SESAPI) através da coordenação Estadual do SAMU Piauí, realizou,nesta segunda-feira (12), capacitação para utilização dos trajes anti-choque não-pneumático (TAN) em obstetrícia com os municípios do SAMU Estadual que possuem Unidade de Suporte Avançada (USA).

Os trajes são utilizados em paciente puérpera com hemorragia pós-parto e com sinais de instabilidade hemodinâmica ou de choque hipovolêmico, com objetivo de diminuir a hemorragia, evitar intervenção cirúrgica, diminuir número de transfusões sanguíneas, possibilitar o transporte para a referência, diminuir morte materna, melhorar a resposta da gestante ou puérpera ao tratamento anti-choque e evitar hipotermia nas pacientes.

Participaram da capacitação coordenadores médicos e os coordenadores de enfermagem que atuam nas Unidades de Suporte Avançada de nove municípios, Altos, Bom Jesus, Esperantina, Floriano, Itaueira, Simplício Mendes, Oeiras, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato e São João do Piauí. Esses profissionais serão multiplicadores em seus municípios.

Ao final da capacitação cada coordenador recebeu o TAN (traje anti-choque não-pneumático) que será utilizado durante as ocorrências em gestantes ou puérperas que necessitarem, diminuindo assim os riscos de morte materna por hemorragia pós-parto.